HomeEducação

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira (12); saiba como acessar

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começa nesta terça-feira (12) e vão até sexta-feira (15). O resultado do processo sai na quinta (21).

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído por lei desde 2001, que oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em universidades particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Em 2024, o Fies vai reservar, no mínimo, 50% das vagas para os estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa é chamada de Fies Social e permite financiar 100% dos encargos educacionais.

Como se inscrever no Fies

Em 2024, o Fies ofertará 112.168 vagas. As inscrições são feitas apenas pela internet, a partir do sistema de Seleção do Fies: https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/.

Após acessar o site, o candidato deve usar a conta no Gov.br para entrar no sistema. Depois, o usuário é reencaminhado ao FiesSeleção para autenticação.

Para o preenchimento das informações, é necessário informar o e-mail pessoal, os nomes, CPF, da de nascimento e renda bruta mensal dos familiares.

Cronograma do Fies

  • Inscrições: 12 a 15 de março
  • Resultado: 21 de março
  • Complementação da inscrição: 22 a 26 de março
  • Pré-seleção por meio de lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Fonte: Agência Brasil

COMMENTS