16 mai
2024
– 23h39
(atualizado às 23h57)
Primeiros pódios no Brasil no Japão! Na abertura do Mundial de atletismo paralímpico, realizado na cidade de Kobe, cinco brasileiros conquistaram medalhas para o país no primeiro dia de disputa do evento. Yeltsin Jacques e Júlio Cesar Agripino fizeram a dobradinha de ouro e prata nos 5000m rasos, para a classe T11, com direito a quebra de recorde mundial. O mesmo ocorreu no salto em distância feminino T20, onde Zileide Cassiano e Débora Lima terminaram nas primeira e segunda colocações, respectivamente. Vinicius Krieger também acabou com a prata nos 100m rasos, da classe T72.
+ SIGA O OTD NO , TWITTER, , E FACEBOOK
Sobre as provas
Na primeira final do dia nas provas de pista, Júlio Cesar Agripino e Yeltsin Jacques representaram o Brasil na decisão dos 5000m rasos da classe T11. Liderando a disputa de ponta à ponta, Júlio foi ultrapasso no terço final do percurso e terminou com a medalha de prata (tempo de 14min57s70). Com a estratégia contrária ao do seu compatriota, Yeltsin disparou na reta final e acabou campeão mundial pela segunda vez na carreira, primeira nos 5000m, com direito a quebra de recorde mundial (14min53s97). Bronze para o japonês Kenya Karasawa (15min03s25).
No salto em distância feminino, para a classe T20, Zileide Cassiano teve o melhor desempenho entre as brasileiras na prova. Com a marca de 5,80m, ela finalizou a disputa com a conquista da medalha de ouro, seu primeiro título mundial na carreira. Débora Lima fechou sua participação com 5,54m e levou a prata. Além disso, Jardênia Félix (5,31m) acabou em quarto lugar.
Por fim, no último pódio do Brasil no dia, o jovem Vinicius Krieger, de apenas 17 anos, ficou com a segunda posição na prova de 100m rasos para a classe T72. Ele completou o percurso no tempo de 17s54, atrás do italiano Carlo Fabio Marcello Calcagni (15s39). Apesar da pouca idade, ele já havia subido no pódio em um Mundial de atletismo, conquistando o bronze na edição de Paris-2023.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!
