HomeBrasil

Sucuri passa por tomografia antes da volta à natureza no RS

Uma cobra sucuri amarela de dois metros que foi encontrada no Rio Uruguaia,em São Borja (RS), no dia 13 de fevereiro, pesando um pouco mais de 7kg foi levada ao Instituto Hospitalar Veterinário da UCS, em Caxias do Sul, nessa terça-feira (12/3), para realizar uma tomografia antes de ser devolvida à natureza.

O transporte da cobra foi feito em uma caixa lacrada de Porto Alegre a Caxias do Sul, por volta das 10h da manhã. A preparação do animal, contando o tempo de sedação e a conclusão do exame durou cerca de 1h. Para a tomografia ser feita, a sucuri precisou ser sedada e entubada antes de ser posta na maquina que é similar a usada em humanos. As informações são do portal G1.


0

O exame foi realizado com o intuito de conhecer a estrutura genética do animal, para o maior conhecimento da espécie com a intenção de reconhecê-la como parte integrante da fauna do Rio Grande do Sul. Os materiais biológicos e genéticos do animal também foram coletados para a análise.

A cobra é um macho jovem-adulto e foi encontrada por moradores de São Borja que acionaram a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), que a levaram à Porto Alegre sem ferimentos.

O animal, apesar do grande tamanho, não apresenta risco à população, segundo estudiosos, pois se alimenta de roedores, aves e pequenos mamíferos.

A sucuri deve ser devolvida à natureza no final do mês, após mais alguns estudos que serão feitos pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Fonte: clique aqui.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS