Personagem era considerada trans na versão original japonesa, mas recebeu alterações na versão ocidental, que agora foi corrigida no remake
Paper Mario: The Thousand-Year Door foi lançado originalmente para o Nintendo Gamecube em 2004, mas está prestes a ganhar um remake para o Nintendo Switch, que apresentará o jogo da maneira como seus desenvolvedores imaginaram. Isso inclui uma correção no gênero de umas das personagens do game, que se torna oficialmente trans nas versões japonesa e ocidental do título.
No começo do RPG, considerado por muitos como o melhor capítulo da franquia Paper Mario, Vivian é uma das vilãs que trabalha ao lado de suas irmãs Marilyn e Beldan para encontrar e derrotar Mario. Porém, Vivian sofre bullying de uma de suas irmãs, fazendo com que ela abandone a missão e se junte ao grupo do encanador.
Na versão original de Paper Mario: The Thousand-Year Door, em japonês, Vivian é descrita como uma mulher transexual, com sua irmã fazendo bullying em referência ao seu gênero. Quando o game foi lançado no Ocidente, a localização para o inglês mudou esse elemento, fazendo com que em vez de falar sobre seu gênero, Beldam a chamasse de “feia”.
Correção para o remake do Nintendo Switch
Com o lançamento do remake, a Nintendo corrigiu essa tradução, incluindo no game em inglês a história original de Vivian. Ao falar com Mario, ela fala que demorou um pouco para perceber que era irmã de Marilyn e Beldan, não o seu irmão. Essa revelação fez com que o bullying que ela sofria se tornasse ainda mais pesado.
Vivian encontra no respeito que Mario tem por ela uma forma de combater esse bullying e ajuda o herói em sua aventura. O trabalho do remake também deixa mais claro o gênero da personagem nos diálogos, aliviando um pouco o bullying realizado.
Vivian bros we won pic.twitter.com/gxL9QT7RkF
— No Context Super Mario (@SuperMarioOOC85) May 21, 2024
Tecnicamente, Vivian se torna a segunda personagem trans dos jogos do Mario, lembrando que Birdo, de Super Mario Bros 2, teve seu gênero trocado na tradução do game e a Nintendo resolveu manter seu status como “indefinido” até hoje. Sua descrição em Super Smash Bros. Brawl mostra que ela é representada por ambos os sexos.
Paper Mario: The Thousand-Year Door será lançado no dia 23 de maio para Nintendo Switch.
Trending no Canaltech:
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!