HomeÚltimas Notícias

Remake de Paper Mario confirma personagem trans da Nintendo

Personagem era considerada trans na versão original japonesa, mas recebeu alterações na versão ocidental, que agora foi corrigida no remake

Paper Mario: The Thousand-Year Door foi lançado originalmente para o Nintendo Gamecube em 2004, mas está prestes a ganhar um remake para o Nintendo Switch, que apresentará o jogo da maneira como seus desenvolvedores imaginaram. Isso inclui uma correção no gênero de umas das personagens do game, que se torna oficialmente trans nas versões japonesa e ocidental do título.



Foto: Nintendo / Canaltech




Paper Mario: The Thousand-Year Door é considerado um dos melhores jogos da franquia (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Paper Mario: The Thousand-Year Door é considerado um dos melhores jogos da franquia (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Foto: Canaltech

No começo do RPG, considerado por muitos como o melhor capítulo da franquia Paper Mario, Vivian é uma das vilãs que trabalha ao lado de suas irmãs Marilyn e Beldan para encontrar e derrotar Mario. Porém, Vivian sofre bullying de uma de suas irmãs, fazendo com que ela abandone a missão e se junte ao grupo do encanador.

Na versão original de Paper Mario: The Thousand-Year Door, em japonês, Vivian é descrita como uma mulher transexual, com sua irmã fazendo bullying em referência ao seu gênero. Quando o game foi lançado no Ocidente, a localização para o inglês mudou esse elemento, fazendo com que em vez de falar sobre seu gênero, Beldam a chamasse de “feia”.

Correção para o remake do Nintendo Switch

Com o lançamento do remake, a Nintendo corrigiu essa tradução, incluindo no game em inglês a história original de Vivian. Ao falar com Mario, ela fala que demorou um pouco para perceber que era irmã de Marilyn e Beldan, não o seu irmão. Essa revelação fez com que o bullying que ela sofria se tornasse ainda mais pesado.

Vivian encontra no respeito que Mario tem por ela uma forma de combater esse bullying e ajuda o herói em sua aventura. O trabalho do remake também deixa mais claro o gênero da personagem nos diálogos, aliviando um pouco o bullying realizado.

Tecnicamente, Vivian se torna a segunda personagem trans dos jogos do Mario, lembrando que Birdo, de Super Mario Bros 2, teve seu gênero trocado na tradução do game e a Nintendo resolveu manter seu status como “indefinido” até hoje. Sua descrição em Super Smash Bros. Brawl mostra que ela é representada por ambos os sexos.

Paper Mario: The Thousand-Year Door será lançado no dia 23 de maio para Nintendo Switch.

Trending no Canaltech:

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!