Deputados de oposição que integram o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se articulam para tentar derrotar o parecer do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) pelo arquivamento do processo contra André Janones (Avante-MG) por suspeita de rachadinha.
Como mostrou a Folha, o relatório de Boulos deturpou uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e usou como base declarações do próprio Janones de que uma reunião em que o deputado pede para auxiliares devolverem parte do salário que receberiam na Câmara teria ocorrido antes de seu mandato.
O parecer de Boulos deve ser votado nesta semana. Caso seja derrotado, seria escolhido um novo relator, que faria uma nova análise do caso.
Suplente no conselho, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) afirma estar trabalhando para que o relatório de Boulos seja derrotado no colegiado. “É uma vergonha os argumentos do deputado Boulos, da turminha, para se ajudarem. O áudio de Janones, réu confesso, só veio a público agora”, diz.
O deputado Domingos Sávio (PL-MG), por sua vez, acredita que a oposição tem voto para derrotar o relatório de Boulos.
Das 29 representações protocoladas no ano passado contra deputados por acusações de quebra de decoro parlamentar, 24 foram arquivadas. Do restante, duas ainda estão tramitando, incluindo a de Janones, duas foram retiraram e uma foi considerada prejudicada por decisão do presidente do colegiado, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!