Ricardo Gondim está novamente contestando as Escrituras e a lógica de que o texto sagrado revela a vontade de Deus ao dizer que obedecer os mandamentos não produz relacionamento com Deus.
Em um sermão pregado na Igreja Betesda, em São Paulo, Ricardo Gondim sugeriu que a obediência às Escrituras seria uma forma de legalismo e hipocrisia. O líder religioso, que reiteradas vezes afirmou que rompeu com o “movimento evangélico”, também fez declarações recentes negando crer que Jesus andou sobre as águas.
Agora, Gondim faz uma interpretação sobre as Escrituras indicando que o povo judeu não se relacionou com Deus porque seguia os dez mandamentos entregues pelo próprio Deus a Moisés:
“O relacionamento de Deus conosco tem que caber os altos e baixos, tropeções. Por isso que eu sou crítico da cultura religiosa. A Betesda não é uma igreja judaizante. Sabe por quê? Porque na cultura judaica prevaleceu durante séculos a ideia de que obedecer mandamento produz relacionamento, e obedecer mandamento não produz relacionamento, produz pessoas certinhas”, declarou.
A pregação do líder da Betesda segue indicando não crer que a Palavra de Deus transforme quem O busca: “A gente sabe que não existem pessoas certinhas no mundo, que as pessoas certinhas no mundo são hipócritas. O que que Deus quer da gente? Que nós sejamos como gatinhos adestrados? O João e a Maria dentro de casa, um policiando o outro ‘porque daqui a cinco anos nós vamos ganhar um apartamento’; ‘porque daqui cinco anos nós vamos andar numa rua de ouro’; ‘porque daqui a cinco anos nós vamos viver eternamente no novo paraíso, na nova Jerusalém’”, acrescentou.
Em seguida, o líder religioso sugere crer que o homem seja capaz de algum grau de transcendência e superação do pecado por esforços próprios: “Por isso que Miqueias, capítulo 6, o profeta diz ‘pessoal, o que Deus quer de você não é que você fique obedecendo 630 mandamentos, que você fique correndo atrás de saber se está certinho ou se não está’. O que Deus quer de você é que você seja bom, seja boa, que você pratique a Justiça, e que você ande com humildade na vida. É isso! Se você viver isso aí está ótimo”.
“Esquece toda essa carga religiosa, esquece porque o meu fardo é leve e o meu jugo é suave”, finaliza Gondim.
Contestado
Nos comentários da publicação no Instagram, um seguidor contestou as afirmações do pregador: “Esse corte produz confusão. O que dizer do profeta Samuel que disse a Saul que obedecer é melhor do que sacrificar? O que dizer do MANDAMENTO de JESUS para amarmos uns aos outros assim como Ele nos amou? E o que reclamar da cultura judaica? Em ti Jacó, em ti Israel serão benditas todas as nações da Terra? Não são os mandamentos, são os princípios da cultura judaica. O corte não ficou tão bom e aí da entender de maneira errada a mensagem”, ponderou.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!
COMMENTS