HomePolítica

Juiz condena sindicato a pagar indenização a Metrô de SP – 13/03/2024 – Painel

Acolhendo pedido do Metrô de São Paulo, a Justiça Estadual condenou o Sindicato dos Metroviários ao pagamento de uma indenização por danos materiais em função da paralisação promovida em 28 de novembro de 2023. Cabe recurso.

A sentença foi assinada dia 6 de março pelo juiz Fausto José Martins Seabra, da 3ª Vara de Fazenda Pública. Segundo ele, os danos materiais causados à empresa são inequívocos.

Ao entrar com a ação na Justiça, a empresa calculava um prejuízo de R$ 6.418.871,72. Na decisão da semana passada, o juiz diz que o valor a ser pago “será apurado na liquidação de sentença”.

Na sentença, o juiz acrescentou que o ressarcimento por danos materiais não se confunde com a análise em torno da legalidade da greve, a cargo da Justiça do Trabalho.

Na mesma decisão, o juiz nega, contudo, o pedido da empresa para condenar o sindicato por danos morais.

“A mera existência de greves dos funcionários não causa tamanho prejuízo à imagem ou à honra da autora ao ponto de mitigar o número de usuários do sistema metroviário operado por si, ou a visão do público, que já se encontra condicionada a tantos outros acontecimentos corriqueiros como falhas no serviço, paralisação de linhas por problemas técnicos ou acidentes e superlotação em certos horários”, argumenta o magistrado.

A empresa diz que vai recorrer em relação à questão dos danos morais.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!