Um ataque de precisão efetuado por Israel contra um quartel-general do Hezbollah matou o principal líder da organização terrorista, Hassan Nasrallah, na noite da última sexta-feira, 27 de setembro.
O ataque em Daniyeh, região suburbana de Beirute, capital do Líbano, foi realizado por aviões de caça israelenses. As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram a ação militar na madrugada deste sábado, através de um comunicado.
Nasrallah operava a partir do quartel-general que foi destruído, informou a IDF, e “promovia atividades terroristas contra os cidadãos do Estado de Israel”. O líder do grupo antissemita foi o responsável por transformar o Hezbollah no grupo terrorista mais fortemente armado da região, com seguidores no Líbano, Iraque, Síria e Iêmen.
Recentemente, o Hezbollah iniciou ataques contra o território de Israel, aproveitando o envolvimento da IDF na guerra contra o Hamas em outra área do território, a Faixa de Gaza.
O Hezbollah confirmou a morte de seu líder e prometeu vingança: “Sua Eminência, o Mestre da Resistência, o servo justo, faleceu para estar com seu Senhor”, diz a declaração publicada no Telegram, acrescentando que vai “continuar sua luta” contra Israel.
O ditador do Irã, aiatolá Ali Khamenei, convocou todos os seguidores de Maomé a lutarem contra a nação judaica: “É obrigatório que todos os muçulmanos apoiem orgulhosamente o povo do Líbano e o Hezbollah com os seus recursos e ajude-os a enfrentar o regime usurpador, cruel e maligno [Israel]”.
O chefe do Estado-Maior Geral da IDF, Herzi Halevi, reiterou que Israel continuará agindo para incapacitar seus adversários: “A mensagem é muito clara: sabemos que podemos chegar a qualquer pessoa que ameace os cidadãos israelenses, no norte, no sul ou em outros lugares”, ele disse, explicando que a ação foi realizada após “muito preparo”.
“Foi o momento exato, fizemos de uma forma muito precisa. Este não é o fim da nossa caixa de ferramentas, sejamos claros. Teremos mais capacidade no futuro”, acrescentou.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!
COMMENTS