HomeBrasília

GDF oferta serviços públicos e lazer em Planaltina durante o aniversário da cidade – Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal

Considerada a “cidade mãe” do Distrito Federal, Planaltina completa 165 anos na segunda-feira (19), e as celebrações de aniversário já começaram na região administrativa. A comemoração teve início com a edição especial do GDF Mais Perto do Cidadão, iniciada na sexta-feira (16) e atingiu seu ápice neste sábado (17), quando o evento, além de oferecer serviços públicos e lazer, ainda contou com os parabéns e o corte do bolo.

A vice-governadora Celina Leão (E), ao lado da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani: “Quem realmente recebe o presente é o cidadão, com a presença do GDF aqui prestando os nossos serviços” | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Quem realmente recebe o presente é o cidadão, com a presença do GDF aqui prestando os nossos serviços”, destacou a vice-governadora Celina Leão. “Isso demonstra o nosso olhar, o nosso cuidado com a cidade e o nosso respeito à população de Planaltina.”

Essa é a 34ª edição do programa e a terceira na cidade, escolhida novamente como local da ação justamente para integrar a programação comemorativa. “Hoje é uma edição especial, porque estamos comemorando os 165 anos da cidade”, reforçou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Estamos aqui com muitos serviços, com todas as secretarias presentes, porque essa é a determinação do governador e da vice-governadora: levar o serviço para perto do cidadão”.

 

Desde o início de 2023, o programa registrou mais de 250 mil atendimentos. O GDF Mais Perto do Cidadão já percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.

Praticidade e facilidade

Durante o evento, foram ofertados atendimentos do Na Hora e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), vacinação, testagem rápida, orientações sobre saúde bucal e assistência jurídica e social ofertados por diversos órgãos do GDF. Além disso, a programação inclui apresentações artísticas, atividades para crianças e serviços voltados para beleza e bem-estar.

 

Rocilda Santos pôde ter acesso a diversos serviços durante a ação: “Se eu fosse ter que resolver tudo isso, teria que ir a vários lugares”

 

A dona de casa Rocilda Santos, 52, saiu de Arapoanga, região administrativa que integrava Planaltina, para aproveitar o maior número de serviços públicos possível em um só lugar. Ela se vacinou, tirou uma nova identidade, fez auriculoterapia e prevenção e recebeu atendimento no Cras, tudo pelo GDF Mais Perto do Cidadão. “É muito mais prático, sem contar que, se eu fosse ter que resolver tudo isso, teria que ir a vários lugares”, afirmou. “Aqui é tudo num só lugar. Estou muito feliz”.

 

Selma de Oliveira elogiou o fato de Planaltina ter tido mais uma edição do programa: “É muito bom e tem que repetir todo ano, viu? ”

 

A aposentada Selma de Oliveira, 67, contou ter um carinho enorme por Planaltina, cidade em que vive desde o primeiro ano de vida. Ela também comemorou que mais uma edição do GDF Mais Perto do Cidadão tenha contemplado a cidade: “É muito bom e tem que repetir todo ano, viu? Porque aqui a gente precisa muito. Tem muita gente carente que precisa de serviços que geralmente são pagos, e esses são serviços que nos ajudam muito”.

Para a estudante Giulliana Sabino, 23, o evento uniu o útil ao agradável. Ao mesmo tempo que colocou o calendário vacinal da filha Isis, de 1 ano e 3 meses, em dia, ela pôde apresentar uma opção de lazer para a pequena. “Eu a trouxe para se vacinar e achei bem legal, porque é alguma coisa de lazer para se fazer aqui em Planaltina, então acabamos passeando, e também achei interessante ter outros serviços, como a odontologia”, definiu.

 

Comemoração

 

Bolo de aniversário foi ornamentado com representações de símbolos de Planaltina, como a Festa do Divino Espírito Santo e o Vale do Amanhecer

 

O corte do bolo dos 165 anos de Planaltina ocorreu no palco do GDF Mais Perto do Cidadão com a presença de diversas autoridades do GDF. As fatias foram distribuídas para os presentes, que fizeram fila para saborear a iguaria, decorada com vários elementos característicos da região, como a Festa do Divino Espírito Santo, o Morro da Capelinha – palco da via-sacra – e o Vale do Amanhecer, uma referência de prática da espiritualidade.

O administrador regional Wesley Fonseca agradeceu o olhar do governo para a cidade em mais um aniversário: “São inúmeros trabalhos do GDF em Planaltina. Foi com muito carinho que nós preparamos essa programação maravilhosa e recebemos mais uma edição do GDF Mais Perto do Cidadão para homenagear a população”.

Nas imediações do GDF Mais Perto do Cidadão, foi realizado um desfile cívico com a presença de estudantes das escolas da cidade, além de representantes de projetos sociais e das forças de segurança.

A vice-governadora Celina Leão passou pelo evento na Avenida Uberdan Cardoso e destacou a importância da celebração: “Vivemos um momento em que as pessoas esqueceram o que é ser patriota e o que é valorizar a cultura e as tradições. Por isso, quero agradecer a todos que chegaram cedo aqui para conferir o desfile. São mais de 17 escolas e instituições participando aqui”.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Thaíz Nunes

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

COMMENTS