HomeSalvador

Em prevenção para as chuvas, Defesa Civil realiza simulados no Mamede e em outras duas áreas de risco de Salvador

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou na manhã deste sábado (2) mais um conjunto de simulados para a evacuação de moradores em três comunidades localizadas em áreas de risco da capital baiana. As atividades foram realizadas simultaneamente no Mamede, que fica no bairro de Alto da Terezinha; e em localidades do Bom Juá e do Calabetão.

O ciclo de simulados de evacuação faz parte do planejamento preventivo da Codesal para a Operação Chuva, e ocorre nos finais de semana de janeiro a março de cada ano, antecipando o período de chuvas mais intensas na capital baiana, a partir de abril. Ao todo, 14 localidades em áreas de risco da cidade recebem essas atividades.

Os simulados são exercícios práticos que promovem a capacitação das comunidades para enfrentar um caso de acionamento real das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da Codesal. Elas são controladas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), e são disparadas em caso de chuvas intensas numa mesma região e um acumulado maior do que 150mm em 72 horas.

As sirenes tocaram simultaneamente nas três localidades às 9h. A partir disso, os técnicos da Codesal e os voluntários entraram em campo para realizar o simulado de evacuação dos moradores e convocá-los por um megafone, avisando que se tratava de um exercício que é importante para a comunidade.

Guiados pelos técnicos e voluntários, os moradores participantes se deslocaram através dos caminhos considerados mais seguros até escolas municipais próximas que, em caso de emergência real, estão preparadas para servirem de abrigos. No Mamede, é a Escola Municipal Santa Terezinha; no Bom Juá, a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães; e no Calabetão, a Escola Municipal Leovícia Andrade.

Também participaram agentes das secretarias municipais de Educação (Smed), de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Promoção Social (Sempre), integrantes das Gerências Regionais de Educação (GRE) do São Caetano, do Cabula e do Subúrbio I, voluntários formados pela Codesal e lideranças emergentes dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Moradora e líder comunitária do Mamede, Valdênia Cruz Santos participou do simulado no dia do seu aniversário: “Eu faço questão de participar de todas as atividades realizadas aqui pela Codesal, pois desde que fiz o treinamento do Nupdec entendi a importância desse trabalho de prevenção para toda a minha vizinhança. Além disso, criei uma relação de amizade com as equipes de lá”, disse.

Objetivos – Dentre os objetivos dos simulados, estão a avaliação da eficiência do plano de evacuação, avaliação das rotas de fuga seguras, além da apresentação do equipamento público que servirá de abrigo na época de chuva e o que cada cidadão precisa fazer em casos de acionamento durante o período de chuvas.

De acordo com a subcoordenadora da Codesal, Fabiana Santana, os simulados também mostram quais serviços são oferecidos nesses abrigos em caso de uma emergência. “É um exercício prático que faz com que a comunidade treine a saída dos seus imóveis numa situação de evacuação real. A gente sabe que, durante a Operação Chuva, existem muitas possibilidades de acionamento da sirene e a gente precisa que os moradores já saibam exatamente o que fazer”, disse.

Ela ressaltou que a participação da comunidade é imprescindível: “Quanto mais pessoas participarem, melhor. Até mesmo as pessoas que não moram na área de risco precisam saber orientar e auxiliar os vizinhos e demais moradores, que por muitas vezes têm filhos, idosos e animais de estimação. A gente precisa que toda comunidade se envolva com essa atividade”, reforça.

Agenda – No próximo sábado (9), as atividades serão realizadas na comunidade de Moscou e Creche, ambas em Castelo Branco. A Codesal já passou neste ano pelas localidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Irmã Dulce (Cajazeiras V) e Mangabeira (Cajazeiras VIII).

Programação:

Dia 9/3: Moscou I e II e Creche (Castelo Branco).

Dia 16/3: Mangueira, Olaria e Bosque Real (Sete de Abril).

Dia 23/3: Baixa do Cacau (Lobato/São Caetano) e Vila Sabiá (Calçada).

Texto: Vitor Villar / Secom PMS