Dono do X/Twitter, Elon Musk acusa o Supremo Tribunal Federal de praticar censura e diz que rede social pode fechar no Brasil
Em uma série de tuítes feitos no último sábado (6), o empresário Elon Musk desafiou o Superior Tribunal Federal (STF) ao dizer que pode reativar contas suspensas pela Justiça brasileira e chegou a dizer que o X/Twitter pode deixar o Brasil.
“Estamos levantando todas as restrições”, escreveu o bilionário. “Esse juiz [do STF Alexandre de Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes que o lucro”, prosseguiu.
O comentário acima não foi o primeiro de Musk direcionado ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes. Em outras publicações, o empresário acusou o Supremo de realizar uma “censura agressiva” que violava “a lei e a vontade do povo do Brasil”, e também questionou Moraes diretamente em uma postagem na rede ao perguntar “por que exige tanta censura no Brasil”.
Twitter Files Brazil
As alegações de Musk ocorrem dias após a liberação dos chamados Twitter Files envolvendo o Brasil. Os documentos, até então restritos, incluem troca de e-mails entre autoridades brasileiras e diretores do nos últimos anos, antes da aquisição de Musk em 2022. As mensagens foram repassadas pela rede a jornalistas e, nesta semana, o jornalista dos EUA Michael Shellenberger publicou uma série de tuítes na qual disseca o conteúdo.
As publicações feitas por Shellenberger reforçam a narrativa de Musk de que determinações judiciais solicitando a remoção de conteúdos em investigações criminais sobre disseminação de fake news ou desinformação a respeito de eleições ou da pandemia de covid-19, por exemplo, assim como a solicitação de dados e imposição de restrições de contas relacionadas a tais publicações, configurariam censura e perseguição política por parte da Justiça brasileira.
We are lifting all restrictions. This judge has applied massive fines, threatened to arrest our employees and cut off access to 𝕏 in Brazil.
As a result, we will probably lose all revenue in Brazil and have to shut down our office there.
But principles matter more than…
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
Twitter vai sair do Brasil?
Apesar do tom acusatório e da ameaça de deixar o Brasil, Musk não entrou em detalhes a respeito de quais restrições ele vai remover nem quais contas serão contempladas com o “perdão” do bilionário que comprou o Twitter em 2022 — e desde então vem tomando uma série de decisões no mínimo controversas à frente da plataforma.
Vale lembrar que, segundo o site Statista, o Brasil tem hoje 22 milhões de usuários ativos do Twitter, sendo o sexto maior mercado da rede social no planeta. Isso significa que 6% de todos os 335 milhões de usuários do X estão aqui.
Trending no Canaltech:
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!