HomeSalvador

Defesa Civil emite alerta de chuvas moderadas a fortes em Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emite alerta de chuvas moderadas a fortes em Salvador, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Em caso de emergência o órgão deve ser acionado pelo telefone gratuito 199.

As fortes chuvas, que atingem a capital baiana nas últimas horas, são causadas por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, associado a um canal de umidade. Esses fenômenos contribuem para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas.

Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas três horas (atualizados às 11h30) foram em Fazenda Coutos (44,8mm), Retiro (42,4 mm), IAPI (40,8mm), e Vila Sabiá (38,8mm) índices acima de 40,0 mm.

Previsão do tempo – A previsão para esta terça-feira (21) é de céu nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Na quinta-feira (22), o céu estará nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo 199. A pasta também emite alertas pelo celular. Basta enviar um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP para receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Texto: Ascom/Codesal