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Carnaval 2024: Prefeitura amplia estrutura de Saúde e atende 5,6 mil foliões, com 95% de resolutividade

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Os 15 módulos operados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prestaram assistência a 5.687 foliões durante os seis dias do Carnaval de 2024. Para este ano, a pasta preparou uma megaestrutura visando otimizar o acesso aos primeiros socorros durante a folia, diante da estimativa de mais pessoas nas ruas,o que refletiu num aumento de 38% na quantidade de atendimentos em comparação a 2023.

Os módulos de saúde foram instalados em todos os circuitos oficiais e nos bairros que receberam a folia. Além das 15 estruturas, foram disponibilizadas 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulanchas do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitasse transferência para a rede hospitalar. O Hospital Municipal de Salvador e outras 17 unidades de urgência e emergência, uma delas para atendimento odontológico, também atuaram como retaguarda.

Para subsidiar a magnitude da maior festa de rua do mundo, a SMS colocou à disposição na folia 163 médicos, quatro novos módulos de saúde e mais de 2 mil profissionais de diversas áreas, distribuídos em mais de 7 mil plantões.

O índice de resolutividade comprova a preparação das equipes e dos equipamentos de saúde, com mais de 95% dos casos solucionados nos próprios módulos. Vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos ressaltou o empenho dos profissionais: “Finalizamos essa operação Carnaval com a certeza de que a Saúde deu o seu melhor para cuidar dos foliões”, disse.

“Quero expressar a nossa gratidão a cada trabalhador que dedicou a sua capacidade técnica para garantir o cuidado integral dos pacientes. A cada ano estamos aperfeiçoando um novo modo de serviço público com foco na humanização, além do total compromisso de servir de forma que façamos a diferença na vida das pessoas”, completou Ana Paula Matos.

Fique Sabendo – Os dois módulos do ‘Fique Sabendo’ registraram aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval de 2023. Foram contabilizados 1.456 usuários do serviço, sendo 771 do sexo masculino e 685 do sexo feminino; 5.824 testes para ISTs com 30 casos positivos para HIV, 208 reagentes de sífilis e 14 casos de hepatite. Dentre os 208 positivados para sífilis, 60 aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina.

A distribuição de preservativos no Carnaval 2024 alcançou um aumento de 115 % em comparação ao ano anterior, sendo entregues mais de 770 mil unidades. Este ano, além da oferta em Módulos da Saúde, parcerias realizadas com ONGs, hotéis, táxis e Ministério da Saúde, fortaleceram o serviço, distribuindo o contraceptivo para os usuários dos serviços.

Catafolia – As equipes de saúde prestaram mais de 270 atendimentos aos catadores de materiais recicláveis do Catafolia, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A ação contou com serviços de avaliação clínica, aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de procedimentos curativos e prescrição de medicamentos. Foram feitos ainda 139 testes para ISTs. A SMS também distribuiu protetor solar para a categoria com o objetivo de reduzir os impactos da exposição ao sol.

Salvador Acolhe – Outra ação integrada da SMS contemplou os filhos dos trabalhadores informais nas cinco Casas de Acolhimento do Programa Salvador Acolhe. As equipes de saúde prestaram atendimento clínico a mais de 330 pessoas, além de 1,4 mil procedimentos odontológicos em 458 crianças, nos cinco dias oficiais da folia. Os pequenos também participaram de atividades recreativas e receberam brinquedos e kits de higiene.

Atenção psicossocial – O serviço de saúde mental inédito oferecido pela SMS na folia de 2024 acolheu e prestou assistência especializada a mais de 300 foliões entre sexta-feira (9) e terça-feira (13). Desse total, apenas 9% (28) necessitaram de transferências. O perfil de usuários foi caracterizado por adultos (88%), predominantemente do sexo feminino (66%). Com relação aos tipos de casos, a maioria envolveu transtornos ansiosos (67%), consumo de álcool e outras drogas (35%) e transtornos psicóticos (4%).

Cirurgias bucomaxilofacial – Seis equipes realizaram 301 atendimentos bucomaxilofaciais nos três principais circuitos da folia. A maioria dos casos foi registrado na região da Barra/Ondina, sendo as fraturas de nariz, mandíbula e do complexo zigomático as principais demandas de atendimento. Cerca de 50 profissionais atuaram nos módulos de saúde, com agilidade e cuidado especializado, no intuito de reduzir os riscos de infecções, demora na cicatrização e deformações faciais irreversíveis.

Saúde do trabalho – Com foco no acolhimento e na vigilância das condições de trabalho dos cordeiros, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) prestou assistência a 21 mil profissionais temporários nos seis dias de folia. Além disso, inspecionou 39 blocos; 13 foram notificados por irregularidades no fornecimento de águas e alimentos.

As equipes realizaram busca ativa para orientar sobre condições seguras de trabalho, higiene e alimentação. Através do Cerest, 23 crianças foram retiradas de situação de trabalho infantil para serem encaminhados aos cuidados da Sempre. Em relação aos acidentes de trabalho durante a folia, o Cerest investigou 87 ocorrências envolvendo traumas, ferimentos e queimaduras, entre outros.

Vigilâncias Sanitária e Ambiental – Para preservar a saúde da população, a Visa e a Visamb atuaram durante todos os dias de festa, garantindo que os alimentos, água e produtos de interesse da saúde estivessem dentro do padrão de qualidade exigido para consumo humano. A Vigilância Sanitária realizou mais de 14,3 mil ações de fiscalização e inspeção, reforçando todo o trabalho educativo com os vários setores da folia como camarotes, baianas de acarajé, fábricas de gelo e barraqueiros. A maior parte das vistorias foi em comércios informais (12.078), seguida por camarotes (1.489) e comércios formais. Além disso, carros de apoio (194) e trios (26) também foram inspecionados.

A Visamb, que monitorou a qualidade da água nos circuitos oficiais, realizou 203 coletas, totalizando 1.218 análises de parâmetros de potabilidade da água consumida no Carnaval. Foram monitorados todos os módulos assistenciais da prefeitura instalados nos circuitos, centros de acolhimento, camarotes, hotéis, pousadas, restaurantes e toda rede de distribuição da Embasa que abastece os circuitos da folia. Apenas três estabelecimentos foram notificados para correção dos padrões, e não houve interdições.

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