No culto deste domingo, a Igreja Batista Atitude, liderada pelo pastor Josué Valandro Junior, orou e abençoou a campanha do candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL). O que chamou a atenção, no entanto, foi a notícia de que, meses antes, um instituto ligado à igreja havia recebido uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, destinada por Ramagem.
A verba foi direcionada ao Instituto Assistencial Atitude, braço da Igreja Batista Atitude, em maio deste ano. A entidade, dirigida pelo próprio pastor Valandro, justificou a solicitação da emenda ao Ministério do Esporte como um meio para custear a criação de um time de futebol amador em uma comunidade terapêutica mantida pela igreja em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. O projeto visa à reintegração social de dependentes químicos, um dos focos do trabalho assistencial da igreja.
Ramagem, que tem o apoio da família Bolsonaro em sua candidatura, é conhecido por seu alinhamento com as pautas conservadoras e por sua proximidade com líderes religiosos como Valandro. O pastor, que também mantém uma relação estreita com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre a destinação da emenda.
Em nota à imprensa, Ramagem defendeu a alocação dos recursos, afirmando que a emenda contribuirá para a “melhoria e ampliação do atendimento de reabilitação de dependentes químicos”, destacando que acolher e reintegrar essas pessoas é uma maneira de “preservar vidas”. No entanto, ele não comentou se houve influência ou pedido direto da família Bolsonaro para que o valor fosse destinado ao instituto ligado a Valandro.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!
COMMENTS