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Administrações regionais são capacitadas para definir objetivos, indicadores e iniciativas até 2027 – Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal

Todas as cidades do DF terão seus próprios planos estratégicos institucionais (PEIs)

As 35 administrações regionais (RAs) do DF seguirão o exemplo das secretarias, fundações e autarquias do Governo do Distrito Federal (GDF) e implantarão seus próprios planos estratégicos institucionais (PEIs). O trabalho já está em andamento e é coordenado pela Secretaria Executiva de Gestão da Estratégia (SGE) da Secretaria de Economia (Seec-DF). A novidade foi anunciada nessa terça-feira (12), durante a 2ª Reunião Geral dos Comitês Internos de Governança, que aconteceu no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

 

Para que possam implantar seus planos estratégicos institucionais, as 35 regiões administrativas do DF passam por capacitação oferecida pela Secretaria de Economia | Foto: Divulgação/Seec-DF

O trabalho teve início em agosto, com visitas técnicas às RAs, com o intuito de conhecer melhor a realidade de cada cidade. Agora, as equipes se concentram na elaboração do plano propriamente dito. “A elaboração dos PEIs é uma determinação do governador Ibaneis Rocha, dos órgãos de controle e, por que não dizer, da sociedade, que terá em mãos um documento oficial para acompanhar a implementação das iniciativas estratégicas estabelecidas pelos administradores regionais”, explica o subsecretário de Programas e Projetos Estratégicos da SGE, Adriano Leal.

O secretário-executivo de Gestão da Estratégia, Otávio Veríssimo, lembra que os PEIs são, na prática, desdobramentos da estratégia governamental referenciada no Plano Estratégico do Distrito Federal (PEDF) 2019-2060. Eles também atendem ao Decreto nº 39.736, de 28 de março de 2019, que dispõe sobre a política de governança pública e compliance no âmbito da administração local.

Essa iniciativa é uma experiência única no âmbito do Executivo local. No caso das RAs, o pedido para treinamento e formação foi feito pela Secretaria de Governo (Segov). “Eles nos pediram apoio para formar as equipes, e seguiremos com o assessoramento deles até a conclusão dos 35 PEIs”, explica a coordenadora da ação pela Seec, Amanda Góes.

Qualificação

A capacitação seguiu o mesmo formato da anterior, aplicada aos gestores e ao quadro funcional dos órgãos: traçando a missão (a razão de ser da RA), a visão (como ela quer estar em 2027) e os objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas que as ajudarão a alcançar suas metas.

Nas entrevistas e visitas realizadas até o fim de outubro, os técnicos da Seec constataram uma boa aderência à iniciativa. Quanto à visão, ou à razão de ser da existência das RAs, as expressões mais recorrentes foram “ser referência”, “ser reconhecida”, “atender às necessidades do cidadão” e “promover a qualidade de vida da comunidade”.

 

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Thaíz Nunes

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

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