Foto: Ramon Lebre/ Secult-BA

O Centro Histórico de Salvador e o calendário de verão da cidade foram discutidos pelas equipes da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da capital, na tarde desta segunda-feira (27), na sede da pasta estadual, no bairro do Barris.

O secretário estadual, Bruno Monteiro, e o titular da Cultura e Turismo em Salvador, Pedro Tourinho, acompanhados de gestores das respectivas pastas, dialogaram sobre o calendário cultural para os próximos meses no Centro Histórico e começaram a discutir alinhamentos para potencializar os movimentos que já estão sendo feitos pelas secretarias nos âmbitos estadual e municipal.

Para o secretário Bruno Monteiro, a reunião foi muito produtiva para as ações que vão ocorrer no Centro Histórico. “Compreendemos que ambas as esferas de poder tem presença nesse território e tudo aquilo que possamos fazer com diálogo, de forma articulada, somando esforços, com certeza traz benefícios para a população de Salvador, da Bahia, para os turistas que visitam a cidade no verão”, destacou.

O secretário Pedro Tourinho considera muito importante o alinhamento entre as esferas públicas a fim de potencializar o trabalho que vem sendo feito na cidade e no Centro Histórico. “Historicamente, cada secretaria tem seu papel e sua atuação na cidade, principalmente nessas datas especiais. Nosso trabalho hoje foi compartilhar informações, falar de planejamento e encontrar pontos em que um esforço conjunto podem trazer mais benefícios para a população”, afirmou.

Representando o Governo do Estado, além do secretário de Cultura Bruno Monteiro, esteve presente o diretor-superintendente da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), Diogo Medrado; a diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico Cultura (Ipac), Luciana Mandelli; a diretora geral da Fundação Cultura da Bahia (Funceb), Piti Canella; a coordenadora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Cristiane Taquari; além dos assessores Rafael Manga e Carolina Pereira.

Já pela Secult Municipal, além do secretário Pedro Tourinho, o subsecretário de Cultura e Turismo, Walter Júnior Pinto; a diretora de Cultura, Maylla Pita; e a assessora especial, Lua Leça.

Fonte: SECOM / Salvador