A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibilizou dois helicópteros para envio ao Rio Grande do Sul, que atuarão no socorro às vítimas das fortes chuvas no estado.
A primeira aeronave saiu do Paraná nesta quarta-feira (1), mas devido ao mau tempo não conseguiu chegar ao estado gaúcho. Os agentes aguardam na fronteira com Santa Catarina. A previsão é que cheguem na manhã desta quinta-feira (2).
O outro helicóptero sairá de Minas Gerais nesta quinta também para auxiliar no resgate de desaparecidos e desabrigados.
Devido aos temporais e quedas de árvores e pontes, dezenas de rodovias estão interditadas no estado, dificultando a chegada de socorro em alguns municípios.
Um balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde de ontem mostra que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas.
Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 pessoas estão desalojadas e 1.072 estão em abrigos.
Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Ainda nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros irão à Santa Maria (RS) para ver de perto os estragos e prestar apoio do governo federal aos municípios.
Outros helicópteros
Além das aeronaves da PRF, o Rio Grande do Sul recebeu apoio da Força Aérea Brasileira, que colocou à disposição dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM).
Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa), a qual foi içada e transportada da região de Candelária até Santa Cruz.
Devido ao horário e às condições meteorológicas, a operação é auxiliada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).
O Exército também enviou nesta quarta-feira (1⁰) duas aeronaves para reforçar o socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Os helicópteros modelos Pantera K2, do 2º Batalhão de Aviação do Exército, decolaram de Taubaté, no interior de São Paulo, para Porto Alegre.
Compartilhe:
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!