Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Bem próximo à Colina Sagrada, que está em festa nesta quinta-feira (11) para as homenagens prestadas ao Senhor do Bonfim, a Prefeitura de Salvador realizou a entrega de mais uma área de lazer para a cidade. A Praça Madre Maria Clara, que fica ao lado do Hospital Sagrada Família, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, na noite da quarta-feira (10), e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro.

O equipamento, com área aproximada de 2 mil metros quadrados, e que antes apresentava problemas na estrutura, ganhou pavimentação em pedra portuguesa, paisagismo, escadas reformadas, bancos de madeira com encosto, corrimão em aço inox e nova iluminação. O investimento realizado foi de cerca de R$1,1 milhão.

O prefeito lembrou que, com esse espaço, a Prefeitura já entregou 396 praças, construídas e reconstruídas, e que outras 62 seguem em execução. “Nas próximas semanas, iremos autorizar mais um conjunto de novas praças a serem construídas ou requalificadas. A nossa cidade sabe o quanto os moradores e pessoas que convivem nas áreas de lazer valorizam muito este tipo de obra, porque, sem sombra de dúvidas, permite que, em especial, as crianças e as pessoas com idade mais avançada possam ter um espaço de lazer, espaço para conviver, trocar experiência e se divertir”.

O prefeito ressaltou, ainda, que o espaço inaugurado hoje foi construído há 25 anos e, durante esse período, não tinha recebido uma grande intervenção. “É uma praça que se integra aqui a todo o entorno da Colina Sagrada. Lá atrás requalificamos a Baixa do Bonfim e a Colina Sagrada. Agora estamos entregando esta praça, em frente ao convento, que facilitará também a utilização da área”, pontuou.

O chefe do Executivo municipal também lembrou que a Prefeitura está requalificando o Horto de Salvador, com investimento de cerca de R$8 milhões e inauguração está prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano. “Um importante equipamento para preservar a nossa Mata Atlântica, tão importante para a nossa cidade, e que, juntamente com a praça entregue hoje, vai embelezar esta área do entorno da Colina Sagrada”.

Moradores aprovam – A empreendedora e educadora Vanessa Melo Teixeira, 42 anos, aproveitou a praça para passear com o pet. “Eu gostei muito da reforma, principalmente, porque agora tenho um novo espaço para passear com o meu cachorro, Apolo, que é quem mais está desfrutando da obra. Para mim, essa reforma representa cidadania, pois devolve um espaço público ao cidadão. A gente só precisa conscientizar a população para que utilize com cuidado e preservação, trazendo a família e passeando com o pet, por exemplo. Esses espaços favorecem muito a qualidade psicoemocional do morador. É possível sair, fazer um passeio e se devolver a si mesmo”, opinou.

A ajudante de cozinha e moradora da localidade do Estaleiro, Rita de Cássia dos Santos, 58 anos, achou maravilhosa a iniciativa. “Ficou bem melhor e trouxe mais segurança graças à nova iluminação. Antes eu tinha medo de passar aqui, mas agora percebo que está bem mais movimentado”, considerou.

Reportagem: Thiago Souza e Priscila Machado/Secom PMS

Fonte: SECOM / Salvador