Novo estudo bíblico é desenvolvido para ‘culturas orais’ no Nepal

Conforme lembra a Mission Network News, nem todos os métodos de estudo da Bíblia são iguais ao redor do mundo. Algumas culturas utilizam livros para estudos bíblicos, enquanto outras usam métodos de oralidade e narrativa dinâmica, conforme explica o Community Bible Study (CBS).

A CBS é um movimento global de evangelização e disse ter percebido que os métodos de estudo da Bíblia baseados em texto não estavam funcionando nas culturas orais.

Os missionários descobriram que muitas pessoas, no Nepal, estavam abandonando os programas de estudo da Bíblia após o primeiro ano. Ao procurar saber o motivo, perceberam que a maioria não sabia ler ou ainda estava aprendendo.

Eles entrevistaram outros ministérios sobre possíveis parcerias para resolver o problema e uniram-se à Spoken Worldwide. As duas organizações desenvolveram um novo currículo com métodos de oralidade que renderam bons resultados no Nepal.

Multiplicação de ministérios

Com a nova estratégia de evangelização, os missionários viram a multiplicação dos ministérios.

“Estamos treinando outros ministérios para fazer o ministério da oralidade, e não apenas para fazer uma oficina, mas realmente para desenvolver uma estratégia”, disse Ed Weaver, um dos missionários que espera ver os alunos desenvolvendo a mesma estratégia oral para continuar o ministério com foco na população negligenciada.

Weaver diz: “Quando você vê 50 pessoas sendo treinadas, o que me dá grande conforto é que não são apenas 50 pessoas, mas 50 líderes de ministério que vão pegar esse currículo e realmente replicar o que fizemos”.

Ele explica que os 50 líderes vão essencialmente liderar estudos bíblicos em pequenos grupos e vão treinar outros líderes e essas pessoas vão começar estudos bíblicos em outros pequenos grupos.

‘A Palavra fala a seus corações’

“Nossos irmãos e irmãs no Nepal estão crescendo em sua fé de uma maneira que a Palavra fala aos seus corações”, disse Weaver ao destacar que muitos ao redor do mundo estão usando novas ferramentas e aprendendo um novo método de ministrar.

“É isso que está transformando tanto suas vidas e eles querem ver outras vidas transformadas da mesma forma”, observou animado e concluiu pedindo orações.

Fonte: Guia-me