HomeÚltimas Notícias

Lua e Dia do Pi na foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA hoje mostra a Lua, e foi escolhida especialmente em comemoração ao Dia do Pi, celebrado em 14 de março. Saiba mais

14 mar
2024
– 19h36

(atualizado às 19h39)

A Lua brilha na foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta quinta-feira (14). O registro foi capturado por Daniel Lopez, e para deixá-lo ainda mais especial, a agência espacial o publicou quando comemoramos o Dia do Pi. 

A escolha não foi sem motivo. Pode até parecer que a Lua permanece cheia por alguns dias, mas ela só fica verdadeiramente nesta fase quando está a 180º do Sol na longitude eclíptica — valor equivalente ao Pi radiano.




Lua cheia fotografada em março de 2020 (Imagem: Reprodução/Daniel Lopez (El Cielo de Canarias)

Foto: Canaltech

Em outras palavras, a fase cheia “verdadeira” acontece só quando a Lua está oposta ao Sol no céu da Terra. A foto acima foi tirada enquanto a Lua nascia no céu, cerca de uma hora depois de ter chegado à fase cheia. 

Além da Lua e do pôr do Sol, a foto mostra também o pico do vulcão Teide. Ele se estende por cerca de 3.500 m acima do nível do mar, e sua sombra triangular se destaca na foto em meio à atmosfera da Terra. No lado esquerdo da imagem, estão os domos do Observatório Teide. 

Dia do Pi

O Dia do Pi é celebrado no mundo todo em 14 de março devido ao valor da constante π (pi), que é 3,14. A comemoração começou nos Estados Unidos, e por lá, as datas são escritas primeiro com o mês (3), e depois, com o dia (14). O aniversário do conjunto numérico fez sucesso, e se tornou uma forma simpática de nos lembrarmos dele. 

Não pense que o Dia do Pi é comemorado apenas pelo número. Apesar da sua relação com a matemática e cálculos, o dia 14 de março também é celebrado pelo aniversário do astronauta Gene Cernan, dos cientistas Albert Einstein e Giovanni Schiaparelli, e pela morte de Stephen Hawking

Mas, afinal, o que é o número pi? De forma resumida, podemos dizer que π indica a razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo perfeito. Só que este é um número irracional vindo de uma divisão, ou seja, nunca pode ser calculado como um resultado exato.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS