HomeInternacional

“Já passou da hora de agir” em relação à imigração, diz Biden durante viagem ao Texas

As autoridades de imigração e asilo dos Estados Unidos “precisam desesperadamente de mais recursos”, disse o presidente Joe Biden durante fala na fronteira entre os EUA e o México nesta quinta-feira (29), acrescentando que “já passou da hora de agir” na reforma da questão da imigração.

“Não podemos esperar mais”, advertiu, destacando que “é hora de avançar e fornecer significativamente mais agentes e capacidades”.

Ele ressaltou que o país também precisa de mais juízes de imigração para resolver o acúmulo de casos de asilo.

Em outro momento do discurso, fez um convite ao seu principal adversário, Donald Trump, para se juntar a ele na busca de uma solução para o problema da imigração nos Estados Unidos.

“Então, aqui está o que eu diria ao Sr. Trump. Estabeleça uma posição política planejada em vez de dizer aos membros do Congresso para bloquearem esta legislação”, pontuou.

Um acordo bipartidário sobre a fronteira se mostrou um caminho promissor antes de Trump se manifestar contra ele, em um aparente esforço para usar a imigração como uma “arma” contra Biden na campanha presidencial.

“Junte-se a mim, ou eu me juntarei a você, para dizer ao Congresso para aprovar este projeto bipartidário de segurança nas fronteiras”, pediu Biden, dirigindo-se diretamente a Trump.

“Podemos fazer isso juntos”, acrescentou.

Biden e Trump percorreram a fronteira e fizeram comentários quase simultâneos, a cerca de 480 quilômetros de distância, no sul do Texas, nesta quinta-feira (29).

Trump culpa Biden

Donald Trump, por sua vez, não poupou críticas a Joe Biden, colocando nele a culpa pela crise na fronteira dos EUA.

“Os Estados Unidos estão sendo invadidos pelo Biden, o crime de migrantes. É uma nova forma de violação cruel do nosso país”, disse Trump perto da fronteira em Eagle Pass.

“É crime de migrantes. Chamamos isso de crime de migrantes de Biden, mas isso é um pouco longo”, adicionou.

Fonte: CNN Brasil

COMMENTS