Imagens de satélite mostram o início da construção de um cais no litoral da Faixa de Gaza para o recebimento de ajuda humanitária.
Uma doca flutuante está sendo montada ao largo de Gaza e, com o cais flutuante, fará parte do sistema Joint Logistics Over the Shore (JLOTS) que ajudará a entregar a ajuda. A doca flutuante está sendo construída ao lado do navio norte-americano Roy P. Benavidez.
O custo estimado para construí-lo aumentou para US$ 320 milhões, disse à Reuters um oficial de defesa dos EUA e uma fonte familiarizada com o assunto.
O número, que não foi divulgado anteriormente, ilustra a enorme escala de um esforço de construção que, segundo o Pentágono, envolve cerca de 1.000 militares dos EUA, principalmente do exército e da marinha.
Ainda assim, o custo praticamente dobrou em relação às estimativas iniciais do início deste ano, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou planos para o cais em março, enquanto autoridades humanitárias imploravam a Israel que facilitasse o acesso de suprimentos de ajuda humanitária a Gaza por rotas terrestres.
Ao abrir uma segunda rota de ajuda, esta por mar, os funcionários da administração Biden esperam evitar a fome no norte de Gaza.
A campanha militar de Israel contra o Hamas, em resposta ao ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, devastou a pequena Faixa de Gaza e mergulhou os seus 2,3 milhões de habitantes numa catástrofe humanitária.
(Produzido por Ivan Romero)
Compartilhe:
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!