HomeGospel

Igreja ONE divulga afastamento de líderes por embriaguez e fofoca

A Igreja ONE publicou carta aberta nas redes sociais comunicando o afastamento de líderes da congregação no Rio de Janeiro e expôs os detalhes dos erros cometidos pelos envolvidos, pedindo perdão pela dor e sofrimento causados aos membros.

Ao longo do texto – assinado pelos pastores Alessandro Vilas Boas, Gabriel Cantarino e David Cardoso – há um relato detalhado dos equívocos, incluindo os cometidos pelo pastor responsável pela filial na capital fluminense, e seu afastamento, como embriaguez e omissão.

“Identificamos falhas em várias áreas que causaram dor e decepção a muitos de vocês. É com profundo arrependimento que nos dirigimos a vocês, buscando reconciliação e cura”, introduz a carta aberta.

A Igreja ONE, fundada pelo cantor e pastor Alessandro Vilas Boas, segue o modelo de presbitério, que é mais conhecido pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Uma diaconisa envolvida em escândalos de “manipulação, fofoca e autoritarismo” também foi afastada.

De acordo com a carta, todos os líderes que foram afastados admitiram seus erros e “se arrependeram e iniciarão um caminho de restauração”.

A postura de transparência extrema, nas redes sociais, chama a atenção em um momento em que muitos casos de indisciplina e até condutas abusivas são tratados pelas igrejas de maneira interna, com acompanhamento e resoluções comunicadas de maneira restrita à membresia das igrejas.

Confira a íntegra da carta:

“Carta aberta da Igreja ONE

Prezada Comunidade da Igreja ONE e demais igrejas do Brasil, com o coração contrito e humildade sincera, o Presbitério da Igreja ONE dirige-se a vocês para abordar questões importantes que afetam nossa comunidade de fé.

Reconhecemos nossa responsabilidade de liderar, viver e ensinar conforme os padrões de integridade e santidade que a Palavra de Deus nos ensina.

Lamentavelmente, identificamos falhas em várias áreas que causaram dor e decepção a muitos de vocês. É com profundo arrependimento que nos dirigimos a vocês, buscando reconciliação e cura.

Com pesar, comunicamos o afastamento do presbítero Carlos Fernando, sua esposa Andressa, e do diácono Rômulo Soares, que servem na Igreja ONE Rio de Janeiro, devido a pecados relacionados à embriaguez e omissão.

Estamos profundamente tristes ao constatar que aqueles que deveriam ser exemplo para nossa comunidade agiram de maneira contrária aos princípios das Escrituras.

Esses líderes reconheceram seus erros, se arrependeram e iniciarão um caminho de restauração.

Adicionalmente, informamos o afastamento da diaconisa Graziela Liana Garcia em razão de comportamento inadequado.

Após recebermos e analisarmos relatos detalhados, e com base na investigação conduzida pelos pastores da TIKKUN, ficou decidido que Graziela deve ser afastada, pois suas ações de manipulação, fofoca e autoritarismo não apenas estavam erradas, mas também são pecados que contrariam os princípios que defendemos.

Graziela reconheceu seus erros, se arrependeu e também fará um caminho de restauração.

Como presbitério da Igreja ONE, reconhecemos nossa falha na comunicação e na clareza sobre os conceitos de discipulado, bem como na imposição de limites claros nos relacionamentos de discipulado. Mesmo sem concordar com tais práticas, a Igreja ONE tornou-se um ambiente onde comportamentos inadequados puderam ocorrer.

Pedimos perdão a todos que sofreram devido a esses pecados e falhas. Nosso compromisso é com Deus, com a Igreja e com o Evangelho.

A Igreja ONE preza pela transparência e integridade, e não seremos coniventes com comportamentos inadequados, independentemente de quem os cometa.

Protocolos de exposição de condutas inadequadas, correção e restauração estão sendo desenvolvidos e em breve serão apresentados à nossa igreja, juntamente com outras medidas, para que, se Deus permitir, tais eventos não se repitam em nosso meio.

Estamos profundamente entristecidos pelos acontecimentos e pelas dores que causaram.

Nosso pedido de perdão é sincero, e estamos empenhado em reconstruir a confiança, a integridade e a nossa comunhão.

Com profundo respeito e amor,

Presbitério da Igreja ONE
Alessandro Vilas Boas
Gabriel Cantarino
David Cardoso

Com apoio e supervisão de:
Harold Walker
Fabio Coelho
Farley Labatut”.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS