HomeBrasil

Governo prepara auxílio direto às famílias afetadas pelas chuvas no RS

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (13/5), que o governo federal prepara um auxílio direto para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram mais de 140 mortos, em 447 municípios.

Embora tenha citado a proposta, o ministro não deu mais detalhes de como funcionaria esse auxílio para as famílias gaúchas. A medida será submetida ao presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT) para definir o formato do apoio financeiro.

“Nós elaboramos alguns cenários e devemos levar para o presidente ainda hoje e amadurecer até amanhã para eventualmente anunciar ainda essa semana um apoio direto às famílias, para além daqueles anunciados pelo ministério da Previdência e do Trabalho”, disse Haddad a jornalistas nesta segunda.

“Essa questão das famílias nós vamos levar os cenários para o presidente hoje. Ele deve decidir até amanhã e, provavelmente, anunciar uma linha [de auxílio] diretamente para as famílias atingidas”, disse o ministro.


0

Renegociação de dívidas do RS

Haddad também informou que o presidente vai anunciar, nesta segunda-feira, a medida específica sobre a renegociação da dívida do Rio Grande do Sul com a União. O valor total do débito é de R$ 92,8 bilhões.

O governo Lula vai propor a suspensão por três anos do pagamento das parcelas mensais da dívida do RS, devido à tragédia socioambiental no estado, como mostrado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!