Fotos: Otávio Santos/Secom PMS

Até o próximo domingo (13), o Largo de Roma/Praça Irmã Dulce, na Cidade Baixa, é o principal palco da Festa de Santa Dulce dos Pobres, com diversas atividades culturais e sociais que remetem à trajetória da primeira santa brasileira. Dentre os atrativos da programação, organizada pela Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), está uma quermesse com barracas de lanches e artesanato, das 14h às 21h, trazendo uma atmosfera festiva para o local.

Além disso, serviços de saúde também estão sendo oferecidos no local e uma das pessoas que aproveitaram a iniciativa foi a aposentada Darcy Sena, de 69 anos. “É uma iniciativa linda e importante para a população. Não apenas para mim, mas para muitas pessoas, especialmente devido aos mutirões oferecidos. Tenho várias amigas e vizinhas que já se beneficiaram dos mutirões, tanto para questões documentais quanto para a área de saúde”, relatou Darcy, que é moradora do Bonfim.

O comerciante Antônio Carlos Santos, 59 anos, considerou que a disponibilização dos serviços no local valoriza os moradores da Cidade Baixa. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Além da belíssima homenagem à nossa Irmã Dulce, os moradores da região também colhem benefícios”, afirmou.

A opinião foi compartilhada pelo aposentado José Luiz Assunção, de 68 anos. “Esses serviços são de grande importância para a população local e, sem dúvida, beneficiam muito a região”, comentou.

Outras atividades – A Praça Irmã Dulce recebe o Cine Santa Dulce, a partir das 14h30, com exibições do filme “Irmã Dulce” e de documentários que destacam o legado de generosidade e compaixão deixado por essa figura inspiradora. No Coreto Santa Dulce, a partir das 16h, bandas culturais e católicas se apresentam, proporcionando momentos musicais envolventes e emocionantes.

Já imunização contra a raiva para cães e gatos acontecerá nesta quinta (10) e sexta-feira (11), das 13h às 16h. Devem ser imunizados a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Não é obrigatório apresentar documentação.

Na sexta-feira (11), das 10h às 16h, a Estação Saúde oferecerá gratuitamente aferição de pressão arterial, medição de taxa de glicemia, orientação nutricional e sobre saúde bucal, e vacinação contra Influenza e Covid-19.

A série de atrações continua com o balcão de serviços jurídicos, com encaminhamento para emissão de documentos, operação limpa nome e demais serviços, no sábado (12) e domingo (13), das 9h às 19h. Também haverá espaço para atividades físicas e de bem-estar com aulões de dança e ginástica, de quinta-feira (10) a domingo (13), das 13h30 às 14h30.

O local também receberá os shows do cantor Tuca Fernandes nesta quinta-feira (10), às 19h30; e do tenor Thiago Arancam, na sexta-feira (11), às 19h30; apresentação de teatro infantojuvenil também na sexta-feira (11), às 15h; e apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador e Coral Ecumênico da Bahia, no sábado (12), às 19h30.

No domingo (13), ponto alto da festa, acontece o show do padre Antônio Maria, às 15h; Missa Campal presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, às 16h; Procissão Luminosa (com saída e chegada no Largo de Roma), às 18h; e encerramento com o show de encerramento de Waldonys, às 19h30.

Fonte: SECOM / Salvador