HomeInternacional

Crianças em Gaza estão sofrendo “danos mentais implacáveis”, alerta instituição

As crianças em Gaza estão sofrendo “danos mentais implacáveis” após cinco meses de guerra, fome, deslocamentos e anos de bloqueio, de acordo com a organização não-governamental Save the Children, que conversou com serviços de saúde mental e quatro pais na faixa.

Em um relatório divulgado na terça-feira (12), um pai disse à organização:

“Eu nem diria que a saúde mental deles se deteriorou – foi destruída. Destruição psicológica completa.”

Outro disse:

“As crianças aqui viram tudo. Viram as bombas, as mortes, os corpos – não podemos mais fingir para eles. Agora eles entendem e viram tudo. Agora, meu filho pode até dizer que tipos de explosivos estão caindo – ele pode ouvir a diferença.”

De acordo com o relatório divulgado pela Save the Children, o colapso dos serviços de saúde e psicológicos em Gaza limita a possibilidade de as crianças receberem o tratamento de que necessitam para se recuperarem.

O diretor da organização para o território palestino, Jason Lee, disse que há esperança de que os impactos psicológicos da guerra possam ser revertidos com apoio, mas acrescentou que “nada disso é possível sem um cessar-fogo imediato e definitivo, e um acesso seguro e irrestrito à ajuda, para que humanitários possam fornecer o apoio crítico necessário.”

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS