O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) deve eleger o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, para a presidência do colegiado. A expectativa é que isto ocorra por aclamação.
Também concorria ao cargo o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Carlos Seigneur, no entanto, ele retirou a candidatura. A informação é da Rádio Itatiaia.
A previsão é que, após a votação e eleito, Jarbas se reunirá com os procuradores estaduais. Após isto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve receber todo o grupo.
A categoria tem interesse em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O texto visa a estabelecer uma parcela mensal de valorização por tempo de serviço. O benefício alcança também magistrados.
Trajetória
Soares Júnior é natural de Montes Claros (MG) e ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 1990. Um ano antes ele se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Durante a trajetória no órgão, ele passou por diversas comarcas.
A promoção de Soares Júnior ao cargo de procurador de Justiça ocorreu em 2001. Ele exerceu, por duas vezes, o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006 e 2007/2008. O procurador também ocupou a vice-presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG); e da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa).
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!