HomeInternacional

Cartoon Movie traz a nata da animação europeia a Bordéus

Artigo publicado originalmente em francês

Cerca de 1.000 profissionais, entre produtores, compradores, criadores e difusores, reuniram-se em Bordéus para o Cartoon Movie, onde foram apresentados 55 projetos de 16 países europeus.

PUBLICIDADE

Todos os anos, o Cartoon Movie reúne em Bordéus todos os protagonistas da animação europeia: produtores, criadores, compradores, distribuidores, artistas, difusores…

Cerca de mil profissionais de 35 países reúnem-se durante 3 dias intensos de encontros e trocas de impressões sobre as produções cinematográficas e televisivas atuais e futuras, sob um só mote: a união faz a força.

Os dias são divididos em apresentações artísticas e financeiras de projetos atualmente em produção. No total são 55 projetos de 16 países europeus.

O mercado está em plena expansão, e não apenas para o público jovem…

Para Annick Maes, “a animação para adultos está a tornar-se uma ferramenta para contar histórias. Histórias que são mais… não diria mais fáceis, mas mais lógicas de contar no estilo da animação, como documentário ou como ficção. É claro que também vemos misturas de estilos que são híbridos, e isto está realmente a tornar-se um novo género.

Este ano, “Pesta”, uma coprodução entre a Noruega, a Alemanha e a França, ganhou o prestigiado Prémio Eurimages para o Desenvolvimento de Co-produções, atribuído todos os anos no Cartoon Movie. E com um elenco exclusivamente feminino.

Uma trágica e improvável história de amor entre a nobre e piedosa Astrid e o fora da lei e pagão Eilev.

Desde a sua primeira edição em 1999, o Cartoon Movie ajudou 467 filmes a obter financiamentos no valor total de 3,06 mil milhões de euros.

Editor de vídeo • Frédéric Ponsard

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!