HomeBrasil

Carlos Fávaro: preço do arroz deverá cair “de março para abril”

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, previu que o preço do arroz nos supermercados deverá diminuir de março para abril. A expectativa é de redução de até 20%, proporção de queda também para os produtores.

“Ao produtor caiu muito rápido, mas no supermercado pouco ainda aconteceu. Ele [supermercado] tem de acabar esse estoque para comprar a nova safra. Que esse processo seja o mais rápido possível. De março para abril, já começa a cair”, afirmou, nesta quinta-feira (14/3), no Palácio do Planalto.

Fávaro demonstrou preocupação com o preço também do feijão, trigo e da mandioca. A alta nos valores de compra foi atribuída aos eventos climáticos extremos do fim de 2023.

“Tivemos queda da produção de feijão, mas tem a terceira safra agora. O trigo é outra preocupação, mas vamos tomar medidas de incentivo para milho, feijão, trigo, e mandioca, para o novo plano safra”, adiantou.

Caso o repasse da queda de preço não seja sentida nos mercados, o titular da Agricultura falou que o governo federal poderá “tomar outras medidas” para reduzir o preço para a população.

Políticas públicas

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, em reunião nesta manhã, pela garantia, “a todos que querem voltar a produzir alimentos, que a gente garanta renda com políticas públicas”.

Fávaro comentou não se tratar de um “intervencionismo”, apenas de “política pública”. O encontro desta manhã é o segundo realizado nesta semana com Lula para discutir o preço dos alimentos, preocupação do governo, especialmente, após desempenho abaixo do esperado em pesquisas de avaliação.

Fonte: clique aqui.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS