HomeEconomia

Bolsa de valores hoje (14/3) sobe com PPI e vendas no varejo

A bolsa de valores hoje abre em alta e o dólar desce com as vendas no varejo do Brasil e os preços ao produtor nos EUA no radar dos investidores. Além disso, o comportamento das commodities também está em foco, com o desempenho da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3) novamente em destaque.

Assim, perto das 10h20 desta quinta-feira (14), o Ibovespa subia 0,16%, a 128.198,87 pontos, dando sequências aos ganhos do dia anterior.

Dólar hoje

Por outro lado, a moeda norte-americana iniciava o dia em queda. O dólar descia 0,10%, cotado a R$ 4,9651.

Já no cenário internacional, o desempenho é positivo. A DXY avançava 0,19%, a 102,98 pontos.

Vendas no varejo podem impulsionar bolsa de valores hoje

O volume de vendas do varejo restrito avançou 2,5% em janeiro, proporcional a uma alta de 4,1% ante o mesmo mês em 2022.

Com relação ao varejo ampliado, que subiu 2,4%, subindo 6,8% ano contra ano. Veículos, motos, partes e peças recuperaram parte da perda expressiva observada no último mês e avançaram 2,5%. Já a abertura de materiais de construção começou o ano no campo negativo, recuando 0,4%.

“Olhando à frente, para 2024, nossa perspectiva é que um mercado de trabalho aquecido, a regra de valorização do salário mínimo e a inflação comportada devam contrabalançar um juro real ainda elevado. Projetamos uma alta de 0,6% para o varejo ampliado neste ano”, diz Igor Cadilhac, economista do PicPay.

Inflação ao produtor sobe nos EUA, acima da expectativa

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,3% do PPI no mês passado.

O núcleo do PPI que exclui alimentos e energia aumentou 0,3% na comparação mensal de fevereiro, vindo igualmente acima do consenso da FactSet, de ganho de 0,2%.

No confronto anual, o PPI teve alta de 1,6% em fevereiro, acelerando em relação ao acréscimo de 1% observado em janeiro, conforme dados revisados.

Já o núcleo do PPI que desconsidera alimentos e energia registrou avanço anual de 2,0% em fevereiro, repetindo resultado do mês anterior. Neste caso, as projeções da FactSet eram de incrementos anuais de 1,1% do PPI cheio e de 1,9% do núcleo.

Em relação às commodities, o minério de ferro leva outro tombo e se aproxima dos US$ 100.

Por outro lado, o petróleo segue em alta, apoiado pela interrupção da extração em algumas áreas russas, após ataques da Ucrânia a importantes refinarias”, destaca Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.

Assim, Vale (VALE3) iniciava o dia em queda de 0,26%, enquanto a Petrobras avançava 1,35% (PETR3) e 1,26% (PETR4).

Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS