HomeInternacional

Biden tenta nova linha de ataque contra Trump e fala da idade do ex-presidente

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, explorou uma nova linha de ataque contra seu provável oponente nas eleições de 2024, Donald Trump, zombando da idade do empresário.

Respondendo aos críticos que dizem que sua própria idade é um risco nas próximas eleições, Biden, de 81 anos, disse a Seth Meyers: “Você precisa dar uma olhada no outro cara”, referindo-se a Trump, que tem 77 anos.

“Ele tem quase a mesma idade que eu, mas não consegue se lembrar do nome da esposa”, comentou, em aparente referência a um acontecimento no fim de semana em que o ex-presidente chamou erroneamente sua esposa, Melania, de “Mercedes” durante comentários no evento conservador CPAC.

Durante uma entrevista no programa “Late Night”, da NBC, Biden afirmou que os eleitores não deveriam apenas considerar a idade do candidato, mas “a idade das suas ideias”.

“Olha, quero dizer, este é um cara que quer nos levar de volta [no tempo]”, pontuou o presidente sobre Trump.

“Ele quer nos levar de volta no caso Roe v. Wade [que legisla o aborto nos EUA], ele quer nos levar de volta em uma série de questões que, por 50, 60 anos, foram posições americanas sólidas”, avaliou.

A entrevista pré-gravada com Meyers ocorreu logo depois que a Casa Branca anunciou que Biden visitará a fronteira com o México nesta quinta-feira.

Presidente dos EUA, Joe Biden, dá entrevista no programa “Late Night With Seth Meyers” da NBC, em Nova York / 26/02/2024 REUTERS/Leah Millis

Também na quinta, Trump planeja ir para Eagle Pass, no Texas, a cerca de 480 km de distância, local que é epicentro de um recente confronto entre os governos estadual e federal sobre a fronteira.

Os comentários de Biden sobre a idade de Trump podem marcar uma mudança notável na estratégia do presidente, ocorrendo poucos dias depois de o republicano ter vencido as primárias republicanas da Carolina do Sul, em mais um passo para obter a nomeação para a disputa presidencial do seu partido.

Ambos não se atacam com frequência em relação à idade, e Trump disse anteriormente que não acredita que Biden seja velho demais para concorrer à reeleição.

Em vez de atacar o democrata diretamente pela sua idade, o empresário tenta pintar Biden como “incompetente” e “deficiente cognitivo”, o que, segundo ele, não se trata apenas da idade.

Durante a viagem ao Texas, o presidente planeja se reunir com agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA, outras autoridades policiais e autoridades eleitas locais e “discutir a necessidade urgente de aprovar o acordo bipartidário de segurança fronteiriça do Senado”, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Outras críticas a Trump

Biden criticou Trump durante a entrevista com Meyers, mencionando o ex-presidente minutos depois que o comediante fez uma pergunta sobre infraestrutura.

Ele também repetiu as críticas sobre a recente declaração do republicano de que deixaria a Rússia fazer o que quer com os países membros da Otan que não cumprem as obrigações de financiamento.

“Quer dizer, do que estamos falando aqui? O que em nome de Deus? A ideia de que o presidente dos Estados Unidos está convidando Vladimir Putin para invadir… países ocidentais? É bizarro, absolutamente bizarro. E é totalmente contra o nosso interesse”, alertou Biden.

Segundo o presidente, os líderes estrangeiros estão “morrendo de medo” do que um segundo mandato de Trump poderia significar para a relação entre os Estados Unidos e outros países.

“A democracia está em jogo”, concluiu Biden a Meyers.

Fonte: CNN Brasil

COMMENTS