HomeBahia

Bahia. Estado Voluntário celebra 5 anos promovendo solidariedade e transformando vidas

Organizações beneficiadas pelo programa também têm sentido os frutos desse movimento. Para Antônio Carlos Lacerda, idealizador do Instituto Borboletas Guardiãs, a parceria com o programa Bahia. Estado Voluntário formou uma aliança com o objetivo de transformar vidas e fortalecer a rede de apoio psicológico na Bahia. Há 3 anos, o instituto concede apoio psicológico gratuito, com foco na prevenção de doenças psicossomáticas, principalmente entre os jovens e famílias que enfrentam desafios emocionais intensos.

Outra iniciativa beneficiada é o Instituto Hebrom Simas, que está com a plataforma desde o lançamento da ferramenta, e, nesses cinco anos de jornada, têm muitas histórias para compartilhar. “Nos cadastramos assim que a plataforma foi criada. Somos muito gratos por cada voluntário que esteve conosco fazendo a diferença na vida de mais de 10 mil pessoas. Atuamos nas áreas do esporte, da saúde, da cultura e do empreendedorismo, em cada ação, fica nítida a relevância do programa”, compartilhou o presidente do instituto, Sergio Simas.

Foto: Ascom/Saeb

Flávia Correia é enfermeira e foi uma das voluntárias que atuou na feira de saúde promovida pelo Instituto Hebrom Simas, na última sexta-feira (13). Para ela, ser voluntária é estar disponível para servir ao outro. “Nós precisamos ter esse olhar diferenciado para ajudar ao próximo”, explicou.

Interiorizando o voluntariado

O compromisso com a interiorização do voluntariado tem sido outra vertente do programa. A Caravana de Interiorização do Voluntariado já passou por cidades como Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus e Itabuna, e a meta é alcançar 16 municípios baianos.

Segundo a coordenadora do programa, Kátia Camillo, essa ação é crucial para garantir que o voluntariado alcance todo o estado. “Nosso objetivo é ampliar a cultura do voluntariado para que todos tenham a oportunidade de conhecer e participar. O impacto que o voluntariado causa é uma via de mão dupla – tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado”, concluiu.

Foto: Ascom/Saeb

Case de sucesso

Imagine a seguinte situação: ir a uma unidade da Rede SAC, e, além de obter atendimento para os serviços de cidadania ofertados, também ter a oportunidade de ajudar algum projeto social ou obter informações sobre como conseguir mais voluntários para sua instituição sem fins lucrativos. Essa realidade já acontece há dois anos no SAC Bela Vista e é fruto da parceria entre o programa Bahia. Estado Voluntário e a Rede SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Intitulada como Projeto Busca Ativa Solidária, a prática tem como objetivo principal apresentar o programa Bahia. Estado Voluntário ao cidadão que vai ao SAC. Cláudio Mendes Oliveira, voluntário no projeto em 2023, explicou que foi ao SAC Bela Vista unidade tratar de assuntos pessoais e acabou se deparando com uma surpresa positiva. “A gente aprende e cresce muito com o voluntariado. Eu vim ao SAC como cidadão e acabei virando voluntário”, disse.

Foto: Ascom/Saeb

Com o sucesso da iniciativa no SAC do Shopping Bela Vista, a coordenação do programa de voluntariado avalia a possibilidade de ampliar a ação para outras unidades da Rede SAC em shoppings na capital baiana.

Celebração sustentável

Para marcar os cinco anos de sucesso do programa, o dia 24 de setembro foi celebrado com uma ação especial: o projeto Laços Ambientais promoveu a “Troca Verde”, na sede da Secretaria da Administração, onde mudas de plantas foram trocadas por materiais recicláveis. O gesto simbólico uniu responsabilidade ambiental com o compromisso social, reforçando a mensagem de que cuidar do próximo também é cuidar do planeta.

Os servidores participaram levando óleo de cozinha usado, plásticos, metais, vidros e eletrônicos até o ponto de troca e receberam uma muda de planta em troca. A iniciativa celebrou a chegada da primavera, e reforçou a relevância de pequenas atitudes para um futuro mais sustentável.

Bahia. Estado Voluntário

Participar é fácil: cadastre-se na plataforma com seus dados pessoais, disponibilidade e áreas de interesse. Entidades públicas ou privadas também podem cadastrar projetos e informar suas necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem, acontece a intermediação. Visite www.estadovoluntario.ba.gov.br e conheça essa iniciativa que promove a cultura do voluntariado.

Fotos: Ascom/Saeb

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Louise Cibelle

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

COMMENTS