HomeEconomia

Argentina tem 77% de aceitação em operação para alongar dívida pública

Buenos Aires (Reuters) – O Ministério das Finanças da Argentina informou nesta terça-feira (12) que teve sucesso em sua operação para alongar parte de sua dívida pública. A troca de títulos em pesos com vencimento em 2024 obteve 77% de aceitação, o que representa vencimentos futuros de 42,6 trilhões de pesos (cerca de US$ 52 bilhões).

Segundo o governo, o swap abrangeu 15 instrumentos diferentes com datas de vencimento que variam de 2025 a 2028.

A vida média do perfil de vencimento foi estendida de seis meses ano para três anos, informou um relatório, acrescentando que “o ônus financeiro foi reduzido, implicando em uma economia de juros de 555 bilhões de pesos ou 0,1% do produto interno bruto”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Especialistas alertaram, no entanto, que quase tudo foi para o setor público. Da dívida em mãos privadas, apenas 17,5% foram renovadas, o que representou um montante de 5% do que foi arrecadado pelo Tesouro. A maioria dos privados teria então considerado que as condições para a renovação não eram convenientes.

A economia do país passa por um período difícil, com inflação alta, gastos públicos elevados, reservas baixas no Banco Central do país, pobreza e desemprego elevados.

O presidente Javier Milei, que assumiu o cargo em dezembro, está tentando colocar a economia do país de volta nos trilhos com um ajuste fiscal severo, que foi bem recebido pelos mercados, mas criou tensões com governadores das províncias.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS