Representantes da comunidade brasileira no Líbano transmitiram a membros do Itamaraty nesta terça-feira (19) insatisfação com a visita dos governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ao primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu.
O Ministério das Relações Exteriores está numa visita pelo Oriente Médio desde o último final de semana, com uma delegação chefiada pelo chanceler Mauro Vieira. Os diplomatas passaram pela Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita.
No Líbano, vivem cerca de 22 mil brasileiros, sendo que aproximadamente 4.000 estavam baseados na região sul do país, mais exposta à troca de mísseis com Israel, e tiveram de ser deslocados para outras áreas.
Embora o risco de uma escalada militar entre os dois países tenha arrefecido desde os ataques do Hamas, em 7 de outubro, a hipótese de uma conflagração maior não está totalmente descartada.
Para integrantes da comunidade brasileira que se encontraram com o Itamaraty, a imagem da foto de Tarcísio e Caiado com Netanyahu foi como um “soco no estômago”.
Os dois governadores foram a Israel para fazer um contraponto às declarações críticas ao país feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!
