HomeÚltimas Notícias

Aliança Nacional LGBTI+ se manifesta contra ataques homofóbicos a Eduardo Leite durante tragédia do RS

Nota da entidade ocorre após veiculação de conteúdos que afirmam que as enchentes foram ‘castigo de Deus’ devido ao governador ser gay

20 mai
2024
– 19h33

(atualizado às 19h40)

Resumo
A Aliança Nacional LGBTI + publicou nota condenando os ataques homofóbicos direcionados ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), durante as enchentes que assolam o Estado. A organização também pediu que as autoridades investiguem postagens que contenham discurso de ódio homofóbico.




Aliança Nacional LGBTI+ solicita que autoridades investiguem postagens que contenham  discurso de ódio contra o governador Eduardo Leite

Aliança Nacional LGBTI+ solicita que autoridades investiguem postagens que contenham discurso de ódio contra o governador Eduardo Leite

Foto: Veja

A Aliança Nacional LGBTI+ emitiu nota repudiando os ataques homofóbicos dirigidos ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), durante as enchentes que assolam o Estado desde o início deste mês. A organização da sociedade civil se manifestou contra à propagação de conteúdos que dizem que a população enfrenta este desastre ambiental por causa da orientação afetiva sexual do chefe do Executivo gaúcho.

“Repudiamos veementemente as tentativas criminosas de associar a catástrofe natural que assola o estado ao fato de o governador ser um homem homossexual”, afirma trecho da nota.

11 séries e filmes que tratam o desafio de 'sair do armário'
11 séries e filmes que tratam o desafio de ‘sair do armário’

O posicionamento cita um video que viralizou na semana passada, em que uma mulher, identificada como Neiva Borges, afirma que o que ocorre no Rio Grande do Sul é a “ira de Deus” causada pela eleição de um homossexual como dirigente político.

Diante desta situação, a Aliança Nacional LGBTI+ solicita que as autoridades investiguem postagens que contenham  este tipo de discurso de ódio, pois a lgbtfobia foi equiparada ao crime racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2023.

Eduardo Leite e seu marido, o médico Thalis Bolzan, selaram união estável no final de 2023. O tucano foi o primeiro governador do país a se declarar publicamente gay.

Até esta segunda-feira, de acordo com a Defesa Civil gaúcha, as enchentes já deixaram 151 mortos e mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!