O ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião anunciou nessa quarta-feira (27) a desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). O polÃtico aponta que a saÃda foi motivada pela divergência de princÃpios pessoais e da sigla. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo no blog do jornalista Esmael Morais.
Emedebista por quase quarenta anos, entre 1982 e 2021, Requião afirmou que sua filiação ao PT, em 2022, se deu âpara ajudar a liquidar o liberalismo do Guedes e do Bolsonaro e para eleger o Lulaâ, a quem ele diz ter admiração. Sobre a atual conjuntura do partido, o ex-senador avalia que a sigla perdeu âsua função transformadoraâ.
âEu saà quando vi que o PT não era mais um instrumento de transformação no Brasil nesse momento. Agora, é claro que tem gente maravilhosa no PT, tem quadros incrÃveis. Mas o partido está atrelado a este jogo de extrema direita, da centro-direita, o governo que prejudica o Brasil de uma forma duraâ, explicou.
Entre outras crÃticas ao PT, Requião culpou o governo Lula pelo pedágio no Paraná. Além disso, citou o apoio do Executivo à venda da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), do Porto de Paranaguá. âIsso se deve a um pragmatismo polÃtico. Eles querem apoio da direita, mas estão entregando os nossos princÃpios, entregando a soberania do paÃsâ, acrescentou.
Em suas redes sociais, o ex-governador reafirmou suas posições polÃticas independente da desfiliação. âMinha posição nacionalista, progressista, a favor do povo do Paraná e do Brasil, continua a mesma. Minhas posições polÃticas continuam as mesmas. Saà do PT! Você sabe o porquêâ, escreveu Requião, que ainda não definiu em qual sigla deve se filiar.
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), lamentou em suas redes sociais a desfiliação de Requião. De acordo com a parlamentar, o ex-governador fez “crÃticas injustas” ao partido quando afirma sobre aderir à direita.
Publicidade
“Requião sabe como foi importante a frente polÃtica mais ampla que construÃmos no PT para eleger Lula e, aà sim, livrar o Brasil de um governo de extrema-direita. E deve saber também que nosso governo reconstruiu polÃticas públicas que atendem os mais pobres, retomou a geração de empregos, fez crescer o salário e a renda, além de defender a democracia e enfrentar os golpistas”, disse Gleisi.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!


